Nova campanha, regras da casa e mais

Faz tempo que não posto nada aqui, mas vamos retomar.

Estou me preparando pra mestrar uma nova campanha de Old Dragon, com um monte de coisa diferente. Espero que fique legal.

Como sempre, vou usar Stonekeep como cenário-base da campanha, mas com duas adições importantes: a primeira é que Stonekeep agora fica em Greyhawk, a norte de Nyrond, entre Rel Mord e Womtham. Vou usar o Living Greyhawk Gazetteer como cenário (já falei aqui e aqui o quanto gosto desse livrinho), inclusive adaptei os domínios dos deuses de Greyhawk para que fiquem compatíveis com os alinhamentos e domínios do Old Dragon, mas a campanha vai se passar mesmo MESMO em Barrowmaze, aquela mega dungeon que é bem legal.

Mas vamos às regras da casa que vou usar no jogo. Primeiro de tudo, vou usar o sistema de carga alternativo que escrevi pro ODZine. Além disso, vou usar as regras para dados de DCC que falei anteriormente, e dados de FATE.

O lance dos dados de FATE é um caso à parte, porque eu chupinhei a mecânica de rolar vantagem/desvantagem e inspiração da 5e, e modifiquei um pouco. Vai funcionar assim: ao invés do personagem receber bônus/penalidade em uma jogada, ele faz a jogada normalmente e rola junto um dado de FATE. Daí, digamos que ele esteja rolando com vantagem, e rola um +. Esse + tem a capacidade de transformar uma falha (desde que não seja uma falha crítica) em um sucesso. O mesmo vale pra desvantagem, se rolar um – no dado de FATE, um sucesso (que não tenha sido crítico) é transformado em falha.

A inspiração vai funcionar parecido. Tu ganha inspiração ao investir tempo de mesa no desenvolvimento do background do teu personagem (que peguei do Dungeonesque), e tu vai poder usar esse ponto para: 1. fazer uma jogada com vantagem; 2. dar vantagem para a próxima jogada de um aliado; 3. fazer com que um inimigo faça uma jogada com desvantagem.

Acho que isso dá uma dinâmica legal pra essa regra (que é legal, mas acho ela meio preguiçosa na 5e).

Considerando a instabilidade do meu grupo, que nem sempre todo mundo joga, ou às vezes vem gente de fora pra uma sessão só, eu vou estipular que toda sessão deve encerrar com o grupo retornando à superfície. Caso eles não consigam retornar a tempo, pode dar problema.

Como a campanha vai se basear em exploração de mega dungeon, vou designar um jogador para ser o mapper, e vou usar regras específicas de reabastecimento da dungeon e de gestão de recursos.

Outra coisa (essa é mais besta) que vou usar é essa régua de dano do Doom como auxílio visual pra quando um jogador me pergunta “o monstro está muito ferido?”.

Acho que vai ser bem divertido usar isso (além do meu já famoso carimbo de YOU DIED).

No mais, pretendo fazer um report meio que contínuo dessa campanha, sempre que a gente jogar (ela é filler da nossa campanha principal, a Curse of Strahd).

Um comentário em “Nova campanha, regras da casa e mais

Deixe um comentário