Usando dados FATE em Old Dragon

Eu não gosto de FATE enquanto sistema de RPG, mas por muito tempo me senti intrigado pelos dadinhos com +, – e [], não só por serem diferentes dos tradicionais dados do d20, mas também por serem impossíveis de serem encontrados.

Daí fiquei pensando em como aplicar esses dados no Old Dragon, e cheguei a uma mecânica que considero bem legal: substituir as penalidades das jogadas por dados FATE. Isso significa que, ao invés de, por exemplo, o jogador fazer um ataque a -2 porque está tentando se equilibrar em uma corda-bamba enquanto ataca, o jogador rola o dado FATE juntamente com a jogada normal de ataque, sem nenhum tipo de penalidade.

Digamos que o jogador tenha sucesso no ataque, o resultado do dado FATE determinará o seguinte:

+ ele conseguiu fazer o ataque de forma bem sucedida
[] ele errou o ataque
– algo ruim acontece

Eu uso essa mecânica também para ataques com duas armas. No caso do ataque com a arma secundária, o bônus de ataque para homens de armas é o primário, e um + ou um [] no dado FATE para ser bem sucedido, enquanto para outras classes é preciso um + no dado FATE para ser bem sucedido.

Esse tipo de mecânica dá uma dinâmica legal ao combate, tirando da mesmice do “ataca-acerta-dano, ataca-erra-sem dano” tradicional do d20.

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