Usando dados do DCC fora do DCC

Vou ser sincero, não gosto do DCC. Só de olhar aquele livrão, me dá uma canseira na alma, mas aqueles dadinhos sempre despertaram a minha curiosidade. Por muito tempo, pensei em formas de usá-los no Old Dragon, daí resolvi minerar umas ideias no grupo da OSR Brasil no Facebook, e recebi um feedback muito legal.

Algumas das sugestões, coincidentemente, eu já vinha usando na minha mesa há um tempo, e vou compartilhar aqui as coisas mais legais que a gente pensou:

d30: uma vez por sessão, um jogador do grupo pode substituir qualquer rolagem de dados pelo d30. Sim, até dos mísseis mágicos, sim, até do ataque furtivo.

d24: uma vez por sessão, cada um dos jogadores do grupo pode substituir 1d20 por 1d24.

Falhas críticas: no Old Dragon, os resultados 3 e 4 na tabela de falhas críticas indicam que a arma foi danificada. No caso do dano temporário (3), o jogador deverá rolar seus ataques com 1d16 ao invés do 1d20, e o dado de dano da arma será sempre um abaixo (por exemplo, a espada longa, ao invés de rolar 1d8 rola 1d7), até o final do dia, quando o personagem pode fazer uma gambiarra e consertar a arma. No caso do dano permanente (4), o jogador deverá rolar seus ataquels com 1d14 ao invés do 1d20, e o dado de dano da arma será sempre dois abaixo (no caso, a espada longa usará 1d6), até que leve a arma para um ferreiro arrumar.

Áreas amaldiçoadas: determinadas áreas da dungeon podem ser amaldiçoadas, impondo redução nos dados, sempre um abaixo do tradicional.

Anúncios

3 comentários em “Usando dados do DCC fora do DCC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s