Sobre a ordem ideal para se assistir aos filmes de Star Wars

Eu cresci com Star Wars, foi algo que sempre fez parte da minha vida. Daí, quando saiu a trilogia do Anakin, surgiu a questão: qual a ordem ideal para assistir aos filmes? Na ordem dos lançamentos? Na ordem dos episódios? Onde se encaixa o Rogue One? E essa nova trilogia?

Daí surgiu a ideia deste post, que será sempre atualizado após o “Star Wars do ano”, apresentando a ordem que eu entendo como correta para assistir aos filmes.

  1. Uma Nova Esperança: não tenho dúvidas de que o primeiro filme deve ser este. É ele que coloca as cartas na mesa, apresenta herói, apresenta vilão e apresenta o conflito. E mais, se colocarmos a trilogia do Anakin antes, a revelação de que Vader é o pai do Luke em Império perderá toda a força.
  2. O Império Contra-ataca: a sequência natural é esta, o espectador ainda não está emocionalmente investido para ser Rogue One, e não há um gancho ligando Esperança à trilogia do Anakin.
  3. A Ameaça Fantasma: agora a coisa começa a se encaixar. Com a revelação do final de Império, surge o interesse na cabeça do espectador em querer saber mais como Anakin se tornou Vader e como as coisas se desenrolaram até aquele momento. Quer saber como foram as guerras clônicas e como a República caiu e como surgiu o Império.
  4. O Ataque dos Clones: essa é a sequência natural de Ameaça, seguindo na ideia de apresentar ao espectador como Anakin Skywalker se tornou Darth Vader.
  5. A Vingança dos Sith: e aqui o “flashback” se conclui, com Anakin indo para o Lado Negro da Força e com o nascimento de Luke e Léia. Neste caso, se antecipa a revelação de que Luke e Léia são irmãos gêmeos, mas como em Retorno essa revelação não é apresentada de forma impactante, mas sim como algo que inclusive foi sugerido em Império, não há prejuízo para o espectador.
  6. O Retorno de Jedi: este é o ponto final do arco do Anakin Skywalker, então nada mais justo do que retomar exatamente onde Império parou, com o resgate de Han Solo e o combate final entre Luke e Vader, que culminará na morte de Darth Vader e o retorno de Anakin Skywalker.
  7. Rogue One: apesar do arco do Anakin ter se concluído no filme anterior, este é o momento de fechar o ciclo, trazendo a última ponta solta dessa parte da história, em que o final de Rogue One se encaixa perfeitamente com o começo de Esperança.
  8. Solo: mesmo sendo totalmente dispensável, Solo deve ser visto como um apêndice à série iniciada em Uma Nova Esperança e encerrada em Rogue One. E, pela importância do personagem principal, deve ser visto antes dos outros dois apêndices, que envolvem os ewoks.
  9. Caravana da Coragem: apesar de ser questionavelmente canônico, os filmes dos Ewoks se passam após os eventos de Retorno, mas, devido a essa situação, são colocados após Rogue One na sequência.
  10. A Batalha de Endor: este filme se passa logo após os eventos de Caravana, por isso deve ser assistido neste ponto.
  11. O Despertar da Força: aqui um novo arco se inicia, com novos personagens se mesclando com personagens clássicos, apresentando uma nova aventura dentro da grande história que é Star Wars.
  12. Os Últimos Jedi: essa é a sequência natural de Despertar, com o avanço da história e dos personagens ali apresentados, então é lógico que seja o último filme da sequência. Até agora, claro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s