Por um D&D mais old-school!

Dentre as grandes desilusões que sofri em 2008 está a quarta edição do D&D. Depois de algumas sessões, eu e o meu grupo decidimos retornar à terceira edição.

Vocês sabem que eu tentei ver o jogo por outros ângulos, buscar explicações para o inexplicável, mas a verdade é uma só: a quarta edição não serve pra mim e pro meu grupo. Ela não tem o elemento-chave que eu nem sabia que existia até sentir falta: o caos. A quarta edição é certinha demais, perfeitinha demais, sem graça demais. É tipo a Sandy. E eu e o meu grupo preferimos a Jenna Jameson.

Então, navegando por aí atrás de idéias e inspiração para a nova campanha, me deparei com Swords & Wizardry, um RPG baseado na OGL que homenageia as antigas edições do jogo, tanto em termos de regras quanto em termos de clima de jogo.

Não dei lá muita bola para as regas, mas o suplemento A Quick Primer for Old School Gaming explodiu a minha cabeça. Poucas vezes me deparei com um material que efetivamente mudasse a maneira como vejo o jogo, e foi o caso desse simples pdf.

O Quick Primer é um guia para um novo ponto de vista para o jogo. Ele não envolve as regras em si, mas sim a maneira como são usadas. Como o pdf está em inglês, ele é inacessível para muita gente. Eu o traduzi, adaptando-o para o D&D de forma genérica. DOWNLOAD

Outra: reeditei os pdfs dos Aliens e do Tyr, para manter um padrão visual próprio do Vorpal, naquele estilo dos módulos antigos do D&D e do AD&D.

E, por último, divirtam-se com um comercial antigão do D&D.

Um comentário em “Por um D&D mais old-school!

Deixe um comentário