Death Frost Doom

10 de Março de 2010 21:53

De todos os produtos lançados pela OSR, nenhum me chamou tanto a atenção quanto a aventura Death Frost Doom, de autoria do James Edward Raggi IV. Na verdade ousaria dizer que essa aventura, praticamente livre de estatísticas, podendo ser jogada com qualquer sistema sem grandes modificações, está entre as melhores coisas que vi em termos de RPG em toda a minha vida, old school ou não. Pretendo mestrar usando o meu muy amado Call of Cthulhu.

Aliás, não apreciar Death Frost Doom por ser um produto derivado da OSR é um grande pecado, porque trata-se de uma ótima aventura, a ser jogada à luz de velas, com a trilha sonora do Alien ao fundo.

Death Frost Doom é apavorante de se ler e deve ser ainda mais apavorante de se jogar. Estou aguardando um momento especial para mestrar para os meus amigos, com toda a parafernália aterrorizante que esse produto bem merece.

A ponta do iceberg é uma cabana abandonada, utilizada por um antigo grupo de cultistas da morte como um altar. A cabana (e a aventura como um todo) passa uma sensação de estranheza, de mundo bizarro, de um lugar que não deveria existir.

Na verdade chamar Death Frost Doom de aventura é reduzir os seus méritos, porque não existe uma história a ser seguida, um necromante a ser morto ou uma princesa a ser salva. Death Frost Doom é um micro-cenário, para que os jogadores e o mestre aproveitem da melhor forma possível e, se der, sobreviverem ao holocausto que desencadeia.

Death Frost Doom é puro clima, descrição e terror. As descrições são ótimas, evocando os sentimentos necessários na medida, sem se perder em devaneios filosóficos e pretensiosos. O ponto do terror é perfeito, lovecraftiano, intangível e abstrato na medida.

Além do cenário da cabana, Death Frost Doom traz um outro mini-cenário, uma torre perdida de um império que há muito tempo desapareceu do mapa. É bem menos detalhada e mais simples que a parte da cabana, mas é tão evocativa e bem feita quanto. Pretendo utilizar a torre em minha campanha do Old Dragon.

Por mais que eu me esforce, não consigo recomendar Death Frost Doom o suficiente. É realmente um produto impressionante, tanto pela sua simplicidade quanto pelo seu conteúdo.

Uma outra grande qualidade desta aventura é o seu preço: US$ 5,00 na DriveThruRPG.

P.S.: Fala sério, é impossível falar Death Frost Doom sem fazer uma voz gutural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s