Como determinar se o seu RPG é ou não old school

2 de Junho de 2009 0:27

A Internet é um lugar magnífico. Depois de meses de debate entre os jogadores old school x jogadores new school, eis que um novo debate surge: o que é um jogo old school?

É claro que essa é a guerra internética da moda, com cada um se achando o dono definitivo e supremo da razão, eis que o Amityville Mike do The Society of Torch, Pole and Rope, um dos blogs gringos que eu mais gosto, deu um ponto final para o debate ao apresentar uma matéria de uma revista da TPR chamada Dragon Dudes Handguide, que dava suporte ao jogo Advanced Dragons & Deep Pits, que determinava, no rolar dos dados de percentagem, se o jogo era ou não old school.

Bem, como já falei, para determinar se o jogo é ou não old school é necessário a rolagem de dados de percentagem. Cada jogo começa com a chance-base de 10% para ser old school.

Os modificadores dessa chance-base são:

Quantidade e aparência dos livros de regra:

Um livro, capa mole: +25%
Um livro, capa dura: +0,5%
Três ou mais livros, capa mole: +30%
Três ou mais livros, capa dura: +15%
Menos de três livros, capa mole: -25%
Menos de três livros, capa dura: -55%
Os livros vêm em um boxed set: +45%
Os livros vêm em uma caixa limitada para colecionadores: -27%

Os personagens são gerados com:

2 dados: +13%
3 dados: +35%
4 dados: -15%
Point-buy: -5%
Pintando bolinhas: -26%
Fichinhas tiradas de um copo: + 33,3%
Imaginação/adjetivos descritivos: -43%

Monstros:

Possuem 6 estatísticas: +20%
Possuem 7 estatísticas: +15%
Possuem 10-16 estatísticas: +10%
Possuem + de 17 estatísticas: -15%
Sua descrição ocupa uma página inteira e não é um Sahuagin: -31%
Possuem seios mal desenhados: +12%
Possuem seios desenhados de forma artística: -23%

Ficha de personagem:

Do tamanho de um cartão: +42%
Uma página: +20%
Duas páginas: +5%
Três ou mais páginas: -10%
Tem espaço para desenho do personagem/símbolo: +2%
Tem espaço para perícias: -21%
Não são necessárias: -66%

Os personagens são representados por:

Miniaturas de chumbo pintadas, mas apenas para mostrar a ordem da marcha: +21,3%
Miniaturas de chumbo não pintadas: +15%
Miniaturas de plástico pintadas: -15%
Dados, fichas de poker, feijões ou outros marcadores improvisados: +35%
Um X em uma sala desenhada às pressas: +16%
A imaginação: +42%

Raças jogáveis:

“Emprestadas” do Tolkien: +50%
Mitológicas ou folclóricas: +10%
Com mais de um tipo de elfo ou raças dracônicas: -48,1%
Foram criadas pelo mestre enquanto usava drogas: +13%
Foram criadas pelo mestre enquanto assistia animê: -31%

Morte de personagem:

Ocorrem várias vezes por semana: +49%
Ocorrem uma vez por sessão de jogo: +25%
Ocorrem uma vez por mês: +10%
Ocorrem uma vez por ano: 0%
Nunca ocorrem, a não ser que seja dramaticamente apropriado: -82%

Miscelânea:

É Quarta-feira: +3%
O jogo tem Rush como trilha sonora: +2112%
O jogo tem My Chemical Romance como trilha sonora: -51%
Tem redbull na geladeira: +4%
Tem cerveja na geladeira: +19%

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s