Beyond Countless Doorways

6 de Fevereiro de 2009 12:10

Ok, sejamos sinceros: o Manual of the Planes da terceira edição é bem ruim. Eu pelo menos acho, especialmente em comparação ao Planescape do AD&D.

E esse desgosto me levou a encontrar essa verdadeira pérola da 3E. Imaginem a seguinte situação: quatro dos principais escritores da linha Planescape, além do clássico ilustrador, se reúnem para criar uma cosmologia alternativa para o D&D.

Babou? É, eu imaginei. Isso é Beyond Countless Doorways.

Ok, eu poderia parar por aqui, né? Afinal de contas, a equipe Planescape tem o selo de qualidade que todos nós buscamos nos produtos de RPG.

Diferente da tradicional Great Wheel, a cosmologia de Beyond Countless Doorways é inspirada nas obras de Michael Moorcock (eu já falei desse  autor aqui), com a idéia de que existem vários universos paralelos, que podem ou não estar em conjunção1 . Viajar de um plano para outro só é possível através de magias e é preciso que os planos estejam alinhados para que isso funcione.

Além disso, a influência de Michael Moorcock pode ser percebida com a presença dos Planar Wardens e dos Purveoys of Dichotomy. Os primeiros são os guardiões de um plano, existindo apenas um. Já os Purveoys existem sempre em pares, representando forças opostas, como o bem e o mal, a luz e a escuridão. A força de um Purveoy é medida pelo conceito que um plano possui. É possível que um Purveoy venha a sobrepujar totalmente o outro, tomando para si o plano em questão.

Além de toda essa nova proposta cosmológica, Beyond Countless Doorways apresenta também diversos planos prontos para serem usados, seja nessa cosmologia, seja na cosmologia padrão do D&D. Dentre esses planos novos, destaco:

Avidarel: é um plano onde o Sol morreu e a escuridão impera. Assombrados por mortos-vivos e por criaturas benignas chamadas “Memories of Starlight”, o plano contém, em suas profundezas, a chama de esperança de que a sua glória anterior pode vir a ser restaurada.

The Maze: trata-se de um imenso labirinto que se espalha por todos os Incontáveis Mundos, levando os viajantes por caminhos desconhecidos.

Mountains of the Five Winds: os habitantes de cinco cidades no topo de montanhas lutam contra uma nuvem de puro caos, que causa mutações em tudo aquilo que encosta.

Bem, esse é só um gostinho do excelente material que Beyond Countless Doorways apresenta para DMs que, usando a terceira edição ou qualquer outra edição do D&D, buscam uma cosmologia diferente para sua campanha.

Toda a história do Campeão Eterno envolve essa idéia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s