Alinhamentos e tendências

20 de Fevereiro de 2009 9:23

Os alinhamentos são um elemento chave do D&D. Apesar de não serem vistos como limitadores de comportamento, são eles que ditam a base da conduta do personagem. Mesmo assim, os alinhamentos podem ser interpretados como barreiras para o jogador interpretar o seu personagem. Um personagem leal e bom não é leal e bom o tempo inteiro, ele pode ter uma leve tendência para um lado ou para outro, e é essa tendência que dá cor e vida ao personagem.

A tabela do alinhamento

Esta tabela representa todos os alinhamentos possíveis. Os nove alinhamentos básicos não possuem uma tendência entre parênteses, esses são os casos do personagem que é absolutamente convicto das suas ideologias. Os oito alinhamentos situados entre os nove básicos, na parte externa da tabela, representam alinhamentos intermediários e os oito alinhamentos restantes, ao redor do Neutro, representam tendências que um personagem neutro possui para se comportar um pouco mais como outro alinhamento.

O esquema de cores demonstra a mudança na “tonalidade” do alinhamento quando o neutro aparece. Movendo da esquerda (Lei) para a direita (Caos), note como as cores se tornam mais avermelhadas (e menos azuladas), indicando o aumento da influência do caos. No mesmo sentido, ao mover de cima para baixo, notamos que o alinhamento, que era claro, se torna cada vez mais escuro, representando a mudança do bem para o mal.

alinhamento

Usando as tendências

Uma tendência pode ser utilizada para indicar um ou mais das seguintes possibilidades:

“Não tão neutro”: uma tendência pode ser usada para demonstrar a preferência de um personagem ética ou moralmente neutro em relação a um dos “lados” da sua neutralidade em detrimento do outro.

Exemplo: Um personagem Neutro Bom (Leal) é essencialmente Neutro Bom, mas demonstra mais traços de lealdade do que os demais seres Neutro Bom, mas não o suficiente para ser considerado Leal Bom.

“Não tão radical”: no sentido contrário, uma tendência pode ser usada para indicar o alinhamento de um personagem de alinhamento extremo que prefere dar ênfase a um aspecto de seu alinhamento em detrimento do outro. Os quatro alinhamentos extremos são Leal Bom, Leal Mau, Caótico Bom, Caótico Mau.

Exemplo: um personagem Leal Neutro (Bom) pode ser considerado essencialmente Leal e Bom, mas irá preferir cumprir a lei em detrimento de realizar uma boa ação se for impossível realizar ambos com o mesmo ato.

“O Hipócrita”: uma tendência pode aparecer quando um personagem Neutro acredita nas bases filosóficas de outro alinhamento, mas não realiza ações para apoiar essa crença.

Exemplo: um personagem Neutro decide adorar uma divindade Leal Bom, mas continua a agir como um personagem Neutro. O alinhamento deste personagem pode ser considerado Neutro (Leal Bom).

“Filho de Peixe”: quando um personagem prefere se associar com personagens de outro alinhamento, uma tendência pode ser determinada para demonstrar essa preferência.

Exemplo: um personagem Neutro que prefere se aventurar com criaturas de alinhamento Bom será considerado Neutro (Bom). No mesmo sentido, um personagem Neutro que prefere se aventurar com criaturas Mau, será considerado Neutro (Mau).

“O Ovo ou a Galinha?”: uma tendência pode demonstrar que um personagem acredita que um alinhamento leva naturalmente a outro.

Exemplo: um personagem Leal Neutro (Bom) acredita que uma sociedade ordeira promove naturalmente o bem de todos, enquanto um personagem Neutro Bom (Leal) acredita que uma sociedade boa deriva de uma organização entre os indivíduos. Em contrapartida, um personagem Leal Bom acredita que a harmonia e o altruísmo são extremamente importantes e que ambos devem coincidir na sociedade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Nemenomicon e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s