A bíblia do jogador de RPG

10 de Setembro de 2008 22:30

Existem muitos livros que compõem a biblioteca de um jogador de RPG. Tolkien, Salvatore, Cornwell… só pra citar os mais básicos. Entretanto, talvez o mais importante dos livros para um jogador de RPG é consideravelmente desconhecido: O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell.

O Campbell é um dos maiores mitólogos que apareceu nos últimos anos e, apesar de seu grande livro ser O Poder do Mito, é em O Herói de Mil Faces que o autor realmente aborda o assunto definitivo para o bom rpgista: a busca do herói mitológico.

Após fazer um extenso apanhado dos diversos heróis mitológicos e de suas buscas, Joseph Campbell apresenta um argumento em que os principais mitos seguem uma estrutura comum, com pontos semelhantes em suas buscas. A este argumento Campbell deu o nome de Monomito.

A partir da definição do monomito (que se subdivide nos arquétipos do herói), Campbell passa a analisar os passos de sua jornada, desde o chamado para a aventura, o encontro com o velho sábio, passando pelas missões e provas heróicas que o mito deve enfrentar até a entrada no coração das trevas para enfrentar o desafio último.

É interessante notar que, com o uso do Herói de Mil Faces, George Lucas criou o seu próprio monomito, a quem ele chamou de Luke Skywalker, que trilha passo a passo o caminho apontado por Joseph Campbell.

Além de abordar os diversos aspectos da busca do herói mitológico, Campbell também aborda aspectos do herói em si. Ao analisar a busca de heróis como Osíris, Buda e Prometeu, o autor compara a sua estrutura de monomito com outras fontes, como os arquétipos de Jung e os rituais de passagem abordados por Gennep, demonstrando a influência dessas fontes não só na criação, formação e conceituação do monomito, mas também da forma como o monomito é influenciado por outros mitos e, com eles, evolui.

É muito interessante notar a relação do monomito junto aos outros mitos com o grupo de RPG. Para o jogador, o seu personagem é o seu próprio monomito, com sua busca particular, na qual ele é auxiliado por outros mitos (os personagens dos outros jogadores) e, ao unir as buscas particulares desse universo de monomitos, chegam a uma busca única, onde juntos irão trilhar suas próprias aventuras, evoluir e, por fim, chegar ao destino de todo herói, que é o enfrentamento com o vilão icônico.

O Herói de Mil Faces é um livro que pode ser aproveitado por qualquer rpgista, seja ele o DM, que perceberá os muitos pontos comuns da busca de seus jogadores com a busca dos grandes heróis mitológicos, seja ele o jogador, que comparará o conceito de seu herói com os arquétipos apresentados por Campbell e terá uma ferramenta poderosa para auxiliá-lo na evolução do seu próprio monomito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s