Ataques de enxame no Old Dragon

Em uma das sessões da campanha do Old Dragon, um dos jogadores caiu em um rio cheio de piranhas. Daí surgiu um dilema na minha cabeça, de como agir nessa situação. Pensei em fazer cada piranha atacar individualmente, com um bônus de ataque 0 e causando 1d4 de dano por mordida.

Mas convenhamos, isso seria um saco.

Não só por ter que rodar uma quantidade indeterminada de dados (afinal eu falei um rio cheio de piranhas e não um rio com X piranhas, né?), mas também porque o personagem sairia ileso do rio, porque uma piranha com bônus de ataque 0 dificilmente o acertaria (e não teria como atribuir à piranha um bônus de ataque maior).

Então eu inventei a seguinte regra: falei pro jogador a respeito do ataque e pedi uma jogada de proteção modificada pela Destreza.

Eu lembro que o cara foi bem mal na jogada, então falei que ele tomaria o dano completo do ataque (3d6, piranhas são terríveis!) e ainda teria a sua movimentação reduzida em 2/3 por causa da quantidade de bicho atacando ele. Se ele tivesse sido bem sucedido, tomaria metade do dano e teria a movimentação reduzida só em 1/4. Mas como ele foi mal, muito mal na jogada, detonei o cara.

No turno do jogador, ele resolveu atacar os bichos, então usei uma regra bem abstrata, atribuindo às piranhas uma quantidade de P.V. coletivos e uma C.A. também coletiva. Como no turno seguinte o jogador também falhou na jogada de proteção e tomou outro dano desgraçado, ele preferiu sair do lago sem se preocupar em matar todos aqueles bichos.

E assim nasceu a regra de ataques em enxame para o Old Dragon.

É claro que a regra como está aí em cima só se aplica às piranhas, pois bichos diferentes causam danos diferentes. Por exemplo, bichos venenosos, além da jogada de proteção modificada pela Destreza para tomar metade do dano, exigiria também uma outra jogada de proteção, essa modificada pela Constituição para tentar resistir aos efeitos do veneno ou algo do tipo.

Enfim, taí, junto com os psiônicos e com os rituais, mais uma regrinha que vai aparecer no Companion do Old Dragon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s