Stonehell Dungeon

Ando bem atento às novidades do mundo old school. Recentemente foi lançado um produto que me chamou bastante a atenção, uma megadungeon chamada Stonehell.

Mas ela não é uma megadungeon qualquer. Não em termos de clima ou proposta, mas em termos de apresentação em si. Quando pensamos em dungeon hoje em dia, automaticamente vem a imagem de uma aventura, com salas cheias de monstros, tudo bem detalhado e explicado, pronto para ser usado pelo mestre na mesa de jogo.

Mas com Stonehell é diferente. Essa megadungeon foi criada como um cenário. Não tem uma história estimulando os jogadores a explorá-la. Nem todas as salas são detalhadas, muita coisa é deixada propositalmente em branco, para que o mestre venha e crie em cima, tornando Stonehell sua.

O interessante é que o livro é construído como se fosse um cenário, com plots internos, NPCs, enfim, a dungeon não é um elemento estático, esperando pelos jogadores chegarem e arrasarem tudo. Salas como “Aqui tem 4 orcs” são inexistentes. Cabe ao mestre povoar a dungeon, seguindo as dicas e o guia apresentado pelo livro.

A apresentação dela também é bastante diferenciada. Quando se abre o livro, em uma página temos o mapa do andar e na outra as referências dos locais marcados. Simples, prático e direto.

O livro tem pouquíssimas estatísticas, podendo ser usado com qualquer retro-clone de D&D por aí, ou até mesmo com o nosso querido Old Dragon sem grande esforço.

Outra coisa muito legal é que Stonehell não está lá para ser “zerada”. Não existe um caminho para se fazer as coisas, sendo que os jogadores sempre têm várias opções de rotas, passagens e entradas, mas sim um ambiente complexo e fascinante, uma excelente caixa de ferramentas para o mestre preparar suas sessões de dungeon crawl.

O preço é bastante em conta, US$ 6,50 o pdf, sendo que tem um sublevel grátis. Vale muito a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s