Pedaços & Receitas

Bem, este é o post inaugural da nova categoria do Vorpal: Pedaços & Receitas.

“Mas que diabos é isso?”, você deve estar se perguntando. Bem, a história é a seguinte: antigamente, no D&D, existia uma coisa que hoje é totalmente esquecida e deixada de lado: a descrição.

Nessa época, um monstro não era apenas um bloco de estatísticas pronto para ser colocado numa dungeon, ser derrotado utilizando táticas e poderes e empanturrar o personagem de XP e tesouros específicos para a sua classe e nível. Antigamente, os monstros tinham história. E, paralelo a essa história, os monstros tinham outras utilidades além de serem fonte de XP.

Os livros antigos apresentavam várias formas de utilizar partes dos monstros, seja para fazer poções mágicas, componentes de magias, itens mágicos e etc. Ok, sejamos justos: ainda existem descrições para esse tipo de coisa, mas nem se compara com o que tínhamos no começo dos anos 90.

Então, resumindo, essa nova categoria é para resgatar exatamente isso que acabei de falar, de trazer de volta esses outros usos para os corpos dos monstros – tudo dentro do cânone do jogo, nada inventado por mim, claro -, na minha infindável missão de resgatar a memória do D&D e tudo aquilo que fez dele o maior e melhor RPG do mundo.

Ah, mas antes que eu me esqueça: nessa categoria eu citarei diversos monstros que caíram no esquecimento no decorrer das edições do jogo. Para não deixá-los boiando, sempre linkarei para um artigo de alguma Wiki (em português ou em inglês, dependendo da disponibilidade) que fale sobre a criatura em questão, ok?

Aviso de antemão que esse tipo de post tende a ser um tanto escatológico. Mas não é sempre.

Escamas de amphisbaena: magos usam frequentemente as escamas da amphisbaena para criar magias e itens que oferecem proteção contra danos de gelo.

Dejetos de osquip: os dejetos do osquip endurecem depois de aproximadamente uma hora de exposição ao ar, tornando-se duros como pedra. São muito utilizados por construtores para firmar uma parede de pedra, selar entradas de túneis e até mesmo para adornar anéis e armas, como machados. Podem ainda ser utilizados como componente substituto da argila na magia Stone shape.

Incisivos de osquip: os dentes incisivos do osquip podem ser utilizados como componente substituto da magia Dig1. Podem ainda ser utilizados para influenciar uma quantidade de pedra sólida igual à metade da quantidade de terra permitida. Os dentes são, por óbvio, consumidos após a magia.

Ácido estomacal do roper: um copo de ácido estomacal de um roper vale aproximadamente 4 p.o. para um alquimista. Um roper adulto possui entre 80 e 120 copos de ácido estomacal, que devem ser manuseados com cuidado e armazenados em recipientes de platina.

Remela do roper: a remela do roper é grudenta e é usada como componente material na magia Sovereign glue2 e vale 8 p.o. por copo. As glândulas que produzem essa remela também são valiosas, chegando a valer 25 p.o. cada (de um total de quatro que o roper possui). O olho do roper também é valioso, considerado uma iguaria para algumas raças humanóides (os preços variam).

Cabelo de ninfa: o cabelo da ninfa, se utilizado como componente durante a confecção de uma poção de sleep, exige daquele que bebe um save que, se falhar, fará com que fique 2d4 dias em um sono profundo. Caso o cabelo da ninfa seja encantado e costurado junto a uma peça de roupa, dará a quem usar a roupa um bônus de +1 em Carisma. Criar esse item exige apenas a magia Enchant an item. Há quem diga, ainda, que as lágrimas de uma ninfa podem ser destiladas e utilizadas em uma poção de amor, mas são apenas lendas.

Partes do steeder: partes do steeder podem ser utilizadas para confecção de Slippers of spider climbing e Boots of striding and springing. Não são utilizadas para criar cloaks or arachnida por não ter o steeder o veneno mortal e não ser capaz de produzir ou se mover em teias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s