Itens amaldiçoados

Um elemento legal do jogo que só agora tive a oportunidade de explorar são os itens amaldiçoados.

Só que eu não concordo muito com a forma como são tratados no D&D. Eu não vejo um propósito para eles a não ser sacanear o jogador, além de não funcionarem bem sem a sua contra-parte. Por exemplo, que graça teria a bag of devouring se não existisse a bag of holding?

Além disso, que motivação teria um mago para gastar uns bons milhares de peças de ouro e um bom punhado de pontos de experiência para criar… uma sacola… que come coisas? Seria ela a tentativa de criar a melhor lixeira do mundo? Acho que não. Até porque essa noção tradicional de item amaldiçoado é um tanto sem graça. “Saco, não é uma bag of holding, é uma bag of devouring…” *joga fora o item ou tenta vendê-lo só para passar a sacanagem adiante.*

Pra mim, o item amaldiçoado legal é aquele que o personagem odeia ter de precisar. A maldição tem que ser ruim o suficiente para que o personagem não queira ou não goste de usar o item, mas ele também deve ser bom o suficiente para que o personagem continue com o item, mesmo sem gostar.

Na minha campanha os jogadores encontraram um artefato menor, uma chave que abre qualquer tipo de fechadura. Só que, para fazer essa belezinha funcionar, é necessário pagar um pequeno tributo ao poderoso Abhoth, o Deus Rato, criador do artefato: aquele que abrir uma fechadura usando a chave, perde hp. A quantidade hp perdido é pequena (1d6), mas ainda assim é um elemento que faz com que o item não seja utilizado toda hora, mas também faz com que seja sempre necessário, afinal de contas nunca se sabe quando se irá encontrar uma porta trancada que não possa ser arrombada, certo?

Pra mim, um excelente exemplo de um item amaldiçoado na literatura fantástica é o Um Anel. Os benefícios do Um são inúmeros, desde a invisibilidade até a possibilidade de dominar e controlar criaturas mais fracas. Mas o fardo e a obsessão que recai sobre o portador do Anel, a imortalidade cadavérica e a inevitável queda para o lado negro dão a real noção do que um item amaldiçoado deveria significar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s